• Casos de Sucesso


A Eletrobras Eletronuclear foi criada em 1997 com a finalidade de operar e construir usinas termonucleares no Brasil. Subsidiária da Eletrobras, é uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil. Pelo sistema elétrico interligado, essa energia chega aos principais centros consumidores do país e corresponde, por exemplo, a mais de 30% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro, proporção que se ampliará consideravelmente quando Angra 3, terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA estiver concluída.

A Central, situada no município de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor. Embora a construção da primeira usina tenha sido sua inspiração, o Almirante, nascido em 1889, não chegou a ver Angra 1 gerando energia, pois faleceu em 1976. Mas sua obra persiste na competência e capacitação dos técnicos que fazem o Brasil ter hoje usinas nucleares classificadas entre as mais eficientes do planeta.

Atualmente estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para geração de 640 megawatts elétricos, e Angra 2, de 1350 megawatts elétricos. Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), está prevista para gerar 1405 megawatts elétricos.

O Plano Nacional de Energia (PNE 2030) que subsidia o Governo na formulação de sua estratégia para a expansão da oferta de energia até 2030 aponta a necessidade da construção de novas centrais nucleares nas regiões Nordeste e Sudeste.

ÚLTIMOS SERVIÇOS PRESTADOS PARA A ELETRONUCLEAR

SERVIÇOS DE TREINAMENTO, INCLUINDO TREINAMENTO EM SIMULADOR

Serviços de treinamento para Operadores e trabalhadores não licenciados da Eletronuclear. Atualmente a Tecnatom do Brasil conta com dez instrutores alocados permanentemente no Centro de Treinamento de Mambucaba.

Os serviços incluem treinamento em operação utilizando os simuladores de Angra 1 (desenhado e fabricado pela Tecnatom) e Angra 2 (recentemente modernizado pela Tecnatom).

FORNECIMENTO DE VÁLVULAS MOTORIZADAS

Fornecimento de 13 válvulas motorizadas Classe Nuclear para o Sistema de Água de Serviço da Central Nuclear de Angra, Unidade 1.

INSPEÇÃO EM SERVIÇO ATRAVÉS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS DE EQUIPAMENTOS E COMPONENTES NA CENTRAL NUCLEAR DE ANGRA (UNIDADES 1 E 2)

Inspeção em serviço de equipamentos e componentes da Central Nuclear em operação e durante as paradas programadas para reabastecimento de combustível.

As técnicas de Ensaios Não Destrutivos (ENDs) utilizadas são:

Ensaio Visual (VT)
Ensaio por Partículas Magnéticas (MT)
Ensaio por Líquidos Penetrantes (PT)
Ensaio por Ultrassom e Medição de Espessura (UT e UT-ME)
Ensaio Radiográfico, convencional e digital (RT)

INSPEÇÃO DO CONDENSADOR DE C.N. ANGRA (UNIDADE 1) POR CORRENTES PARASITAS

Inspeção em serviço do Condensador da Unidade 1 por Correntes Parasitas (Eddy Current Test, ET).

Para a realização do serviço é utilizado o equipamento fabricado pela Tecnatom ET-BOx2i, software de aquisição e análise desenvolvidos pela Tecnatom e diferentes sondas também fabricadas pela Tecnatom.

No total são aproximadamente 48.000 tubos de titânio de 12m de comprimento distribuídos em quatro caixas, cada uma das quais é inspecionada em uma parada programada.